MATEMÁTICA - 3ª SEMANA - PROF: SAMUEL / STENIO - TURMAS: A/B/C/D/E
ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
6º
ANOS – TURMAS: A / B / C / D / E
NOME:____________________________
TURMA: _______ DATA: _____
MATEMÁTICA
Ano/Etapa: 6º Ano
Componente Curricular: Matemática
1ª Semana de Março
Habilidade:
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou
escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias
variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de
calculadora.
Objeto do
Conhecimento: Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação) com números naturais Divisão euclidiana
INTRODUÇÃO:
Nessa nossa primeira semana de março iremos começar a
trabalhar um assunto muito importante que são as operações com os números
naturais.
Outro ponto muito importante é a aquisição da tabuada e
que sempre seu estudo seja diário. Lembrem-se a tabuada deve ser memorizada e
aprendida por completo, pois sem a mesma o aluno não conseguirá aprender os
próximos assuntos.
Números Naturais:
Os Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,
6, 7, 8, 9, 10, 11, 12...} são números inteiros positivos (não-negativos)
que se agrupam num conjunto chamado de N, composto de
um número ilimitado de elementos. Se um número é inteiro e positivo, podemos
dizer que é um número natural.
Quando o zero não faz parte do conjunto, é
representado com um asterisco ao lado da letra N e, nesse caso, esse conjunto é
denominado de:
Conjunto dos Números Naturais
Não-Nulos:
N* = {1,
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9...}.
·
Conjunto dos Números Naturais Pares = {0, 2, 4, 6, 8...}
·
Conjunto dos Números Naturais Ímpares = {1, 3, 5, 7, 9...}
O conjunto de números naturais é infinito. Todos possuem um
antecessor (número anterior) e um sucessor (número posterior), exceto o número
zero (0). Assim:
·
o antecessor de 1 é
0 e seu sucessor é o 2;
·
o antecessor de 2 é
1 e seu sucessor é o 3;
·
o antecessor de 3 é
2 e seu sucessor é o 4;
·
o antecessor de 4 é
3 e seu sucessor é o 5.
Cada elemento é igual ao número antecessor mais um, exceptuando-se
o zero. Assim, podemos notar que:
·
o número 1 é igual
ao anterior (0) + 1 = 1;
·
o número 2 é igual
ao anterior (1) + 1 = 2;
·
o número 3 é igual
ao anterior (2) + 1 = 3;
·
o número 4 é igual
ao anterior (3) + 1 = 4.
A função dos números naturais é contar e ordenar. Nesse
sentido, vale lembrar que os homens, antes de inventarem os números, tinham
muita dificuldade em realizar a contagem e ordenação das coisas.
De acordo com a história, essa necessidade começou com a
dificuldade apresentada pelos pastores dos rebanhos em contarem suas ovelhas.
Assim, alguns povos antigos, desde os egípcios, babilônios,
utilizaram diversos métodos, desde acumular pedrinhas ou marcar as ovelhas.
VIDEOS DO YOUTUBE SOBRE O ASSUNTO:
https://www.youtube.com/watch?v=kR2coFNP0_g
https://www.youtube.com/watch?v=cL6ebfPmaso
Atividade:
Questão 01: Em um
estacionamento na avenida beira mar existem motos e carros. O número total de
motos é 1 030 e o número total de carros é 436 a menos que o de motos. Quantos
carros existem no estacionamento?
CALCULOS OBRIGATÓRIOS
A) 436
B) 594
C) 1
030
D) 1
466
Questão 02: As bibliotecas das 8 escolas de um município
foram premiadas com um programa de incentivo à leitura e receberam cada uma 987
livros. Quantos livros foram recebidos no total?
CALCULOS OBRIGATÓRIOS
A) 995.
B) 7246.
C) 7896.
D) 7946.
Questão 03: Beto
tem uma barraca de frutas no centro da cidade ele tinha 354 laranjas, pela
manhã foram vendidas 74 laranjas e a tarde foram vendidas 191 laranjas. Quantas
laranjas ainda restam?
CALCULOS OBRIGATÓRIOS
A) 89
B) 265
C) 280
D) 354
Questão 04: Daniele tinha 584 cartões
telefônicos em sua coleção. Hoje, sua prima Juliana deu-lhe 64 cartões, mas ela
perdeu 12 deles. Quantos cartões Daniele têm em sua coleção agora?
CALCULOS OBRIGATÓRIOS
A) 508
B) 520
C) 636
D) 648
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