LÍNGUA PORTUGUESA- 2ª SEMANA- Profa Thaís Saraiva
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Professora: Thaís Saraiva
Objeto do conhecimento: Leitura (identificar
informação explícita no texto)
Habilidades: (EF15LP03)
Semana: 02
Aluno (a):
_____________________________________________________________________
Para responder à questão 01,
leia o texto abaixo:
Sol: luz
e vida
O Sol é considerado uma
estrela pequena, comparado com as grandes estrelas que são milhares de vezes
maiores que ele. Como uma grande esfera de gases a altíssimas temperaturas, o
Sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio, e está bem longe da Terra:
cerca de 150 milhões de quilômetros.
Sua luz leva pouco mais
de oito minutos para atingir a superfície terrestre. A radiação emitida pelo
Sol é fonte de vida e de energia essencial para a Terra. A energia solar
impulsiona as correntes atmosféricas e marítimas, faz evaporar a água (que
depois cai como chuva e neve) e estimula o processo de fotossíntese das plantas
(que fornece a energia para a sobrevivência dos organismos vivos).
Fonte:
http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/sol.htm. Acesso em 23
mar 2020.
1. De acordo com o texto, a energia solar também é responsável
pela
a) distância entre a Terra e Sol.
b) evaporação da água.
c) falta de energia na Terra.
d) produção de hidrogênio.
Texto para a questão 02:
Galo de
campina
O galo de campina,
conhecido na Amazônia por tangará, pertence à família do cardeal. Suas penas
são escuras, mas a cabeça e o pescoço são vermelhos. Alimenta-se de sementes,
frutinhas e insetos.
Vive em bandos nas
caatingas do Nordeste e no Brasil Central, do mesmo jeito que outro pássaro, o
currupião. Os dois são considerados as mais belas aves da região.
O galo de campina não
canta quando está engaiolado. Só canta em liberdade, numa certa época do ano, e
de manhã bem cedinho.
Em Alagoas, onde ele
tem fama de cantor, é treinado e vendido a preços muito elevados.
Fonte: Secretaria da Educação/FDE. Ler e escrever: livro de textos
do aluno. São Paulo, 2008.
2. De acordo com o texto, o galo de campina é vendido por um preço
elevado
a) em Alagoas.
b) na Amazônia.
c) no Brasil Central.
d) no Nordeste.
Texto para a questão 03:
Pescaria
Estava o homem
pescando, calmamente, quando o Bocão e a mãe dele se aproximaram do pescador. O
Bocão disse:
- Pega um peixe pra eu
ver.
O homem ficou
caladinho. Aí, o Bocão disse de novo:
- Ei, moço, pega um
peixe pra eu ver. Nada. Aí, o Bocão repetiu:
- Ô moço, pega um peixe
pra eu ver. Aí, a mãe do Bocão disse:
- Não pegue, não, moço,
enquanto ele não pedir por favor.
Fonte: ZIRALDO. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2005. p. 58.
3. Na fala da mãe com o pescador, é possível observar que ela
queria que seu filho fosse
a) calmo.
b) educado.
c) esperto.
d) rápido.
Leia
com atenção o quadrinho do Menino Maluquinho para responder os itens da questão
04:
a) Quem são os personagens presentes na história em quadrinho?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
b) Onde eles estão e o que estão fazendo?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
c) Por que, no primeiro quadrinho, Carol usa a expressão
“Socorro!”?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
d) No segundo quadrinho, o Menino Maluquinho parece estar
preocupado com o fato de ter um saco plástico no mar? Justifique.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
e) E Carol, fica mais tranquila com essa notícia? Por que?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
f) Qual
sinal de pontuação é mais utilizado nas falas dos personagens do quadrinho? Por
que você acha que o autor da HQ optou por usar esse sinal especificamente?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário