LÍNGUA PORTUGUESA- 2ª SEMANA- Profa Thaís Saraiva

 

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Professora: Thaís Saraiva

Objeto do conhecimento: Leitura (identificar informação explícita no texto)

Habilidades: (EF15LP03)

 

Semana: 02

Aluno (a):

_____________________________________________________________________

Caixa de Texto: Caixinha da conversa
Olá querido (a) aluno (a), na atividade dessa semana iremos relembrar um conteúdo de Leitura que é a identificação de informações explícitas no texto. Ou seja, nós observaremos, a partir da leitura de diferentes gêneros textuais, como as informações mais básicas e objetivas são trabalhadas. Para isso, é preciso ler com bastante atenção cada informação e, se necessário, repetir a leitura. Vamos lá?!

 







Para responder à questão 01, leia o texto abaixo:

Sol: luz e vida

 

O Sol é considerado uma estrela pequena, comparado com as grandes estrelas que são milhares de vezes maiores que ele. Como uma grande esfera de gases a altíssimas temperaturas, o Sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio, e está bem longe da Terra: cerca de 150 milhões de quilômetros.

Sua luz leva pouco mais de oito minutos para atingir a superfície terrestre. A radiação emitida pelo Sol é fonte de vida e de energia essencial para a Terra. A energia solar impulsiona as correntes atmosféricas e marítimas, faz evaporar a água (que depois cai como chuva e neve) e estimula o processo de fotossíntese das plantas (que fornece a energia para a sobrevivência dos organismos vivos).

Fonte: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/sol.htm. Acesso em 23 mar 2020.

 

1. De acordo com o texto, a energia solar também é responsável pela

a) distância entre a Terra e Sol.

b) evaporação da água.

c) falta de energia na Terra.

d) produção de hidrogênio.

 

Texto para a questão 02:

 

Galo de campina

 

O galo de campina, conhecido na Amazônia por tangará, pertence à família do cardeal. Suas penas são escuras, mas a cabeça e o pescoço são vermelhos. Alimenta-se de sementes, frutinhas e insetos.

Vive em bandos nas caatingas do Nordeste e no Brasil Central, do mesmo jeito que outro pássaro, o currupião. Os dois são considerados as mais belas aves da região.

O galo de campina não canta quando está engaiolado. Só canta em liberdade, numa certa época do ano, e de manhã bem cedinho.

Em Alagoas, onde ele tem fama de cantor, é treinado e vendido a preços muito elevados.

Fonte: Secretaria da Educação/FDE. Ler e escrever: livro de textos do aluno. São Paulo, 2008.

 

2. De acordo com o texto, o galo de campina é vendido por um preço elevado

a) em Alagoas.

b) na Amazônia.

c) no Brasil Central.

d) no Nordeste.

 

 

Texto para a questão 03:

Pescaria

 

Estava o homem pescando, calmamente, quando o Bocão e a mãe dele se aproximaram do pescador. O Bocão disse:

- Pega um peixe pra eu ver.

O homem ficou caladinho. Aí, o Bocão disse de novo:

- Ei, moço, pega um peixe pra eu ver. Nada. Aí, o Bocão repetiu:

- Ô moço, pega um peixe pra eu ver. Aí, a mãe do Bocão disse:

- Não pegue, não, moço, enquanto ele não pedir por favor.

Fonte: ZIRALDO. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2005. p. 58.

 

3. Na fala da mãe com o pescador, é possível observar que ela queria que seu filho fosse

a) calmo.

b) educado.

c) esperto.

d) rápido.

 

Leia com atenção o quadrinho do Menino Maluquinho para responder os itens da questão 04:









a) Quem são os personagens presentes na história em quadrinho?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

 

b) Onde eles estão e o que estão fazendo?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

 

c) Por que, no primeiro quadrinho, Carol usa a expressão “Socorro!”?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

 

d) No segundo quadrinho, o Menino Maluquinho parece estar preocupado com o fato de ter um saco plástico no mar? Justifique.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

 

e) E Carol, fica mais tranquila com essa notícia? Por que?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

f) Qual sinal de pontuação é mais utilizado nas falas dos personagens do quadrinho? Por que você acha que o autor da HQ optou por usar esse sinal especificamente?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE PRA 6 D/E DE INGLES PROF, GIVANILDO

MATEMÁTICA -2ª SEMANA - PROF: SAMUEL / STENIO - TURMAS: A/B/C/D/E