LÍNGUA PORTUGUESA- 3ª SEMANA- Profª: Thaís Saraiva

 

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Professora: Thaís Saraiva

Objeto do conhecimento: Morfologia (conjunção)

Habilidades: (EF15LP03)

Semana: 03

Aluno (a):

_____________________________________________________________________

 

 01) 


Olá! Você acha que após o preenchimento das lacunas com as palavras adequadas a compreensão do texto ficou melhor, ficou mais claro? Eu espero que sim!

Querido(a) aluno(a), essas palavras que você usou para completar o texto da questão anterior se chamam, gramaticalmente, de CONJUNÇÕES! Você sabe o que são as conjunções e para quê elas servem? Como o próprio nome sugere, é algo que serve para deixar JUNTO,

 em CONJUNTO, para UNIR! Mas vamos ver um pouco mais detalhadamente, tá certo?!


Leia a explicação abaixo:


CONJUNÇÃO

A conjunção é uma classe gramatical de palavras que serve para juntar, ligar, as palavras dentro de uma frase, contribuindo para a correta construção de sentido. Além disso, a conjunção também pode servir para ligar orações. Você sabe o que é oração?

Oração é uma frase, um enunciativo que contem verbo.

 

Vejo exemplos de frases com conjunções:

 

·         João, compre limões e laranjas no supermercado.

·         Eu queria sair de casa, mas não posso.

·         Você quer suco de maracujá ou de acerola?

·         Quando tudo isso passar, nós vamos nos encontrar.

·         Eu gosto de Marcelo, no entanto ele é muito grosseiro.

·         Vou estudar bastante para aprender esse conteúdo novo.


Veja agora as tabelas com algumas conjunções existentes na língua portuguesa:



Agora que você aprendeu sobre Conjunção, vamos às atividades?! Bora lá! =D


02) Leia as frases abaixo e preencha as lacunas em branco com a conjunção correta que dê a ideia pedida entre parêntesis ao final de cada frase. Se necessário, recorra às tabelas acima. Veja o exemplo:

·         Uma lesma pode se esconder por três anos em sua concha  QUANDO quer se proteger do tempo ruim. (tempo)

 








a) Coalas são animais preguiçosos __________ dormem 22 horas por dia. (causa)

b)    A rã-da-floresta pode congelar completamente durante o inverno ____ descongelar na primavera. (adição)

c)    Você pode até cortar a cabeça de uma barata, _________ ela continuará viva por dias. (oposição)

d)    Ursos adultos podem correr tão rápidos ____________ os cavalos. (comparação)

e)    _______uma tarântula perder uma perninha, outra nasce no lugar. (condição)

f)     Escorpiões picam quando são pisados ____ tocados de forma acidental. (alternância)

g)    As girafas podem lamber seus próprios ouvidos _______ suas línguas são muito longas. (explicação)

h)    Tamanduás não têm dentes, ______ suas línguas são extremamente pegajosas ____ podem crescer até dois metros de comprimento. (oposição/adição)

 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MATEMÁTICA - PROF: SAMUEL VIEIRA - TURMAS: A / B

ATIVIDADE PRA 6 D/E DE INGLES PROF, GIVANILDO