LÍNGUA PORTUGUESA- 3ª SEMANA- Profª: Thaís Saraiva
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Professora: Thaís Saraiva
Objeto do conhecimento: Morfologia (conjunção)
Habilidades: (EF15LP03)
Semana: 03
Aluno (a):
_____________________________________________________________________
Olá! Você acha que após o
preenchimento das lacunas com as palavras adequadas a compreensão do texto
ficou melhor, ficou mais claro? Eu espero que sim!
Querido(a) aluno(a), essas palavras que você
usou para completar o texto da questão anterior se chamam, gramaticalmente, de CONJUNÇÕES! Você sabe o
que são as conjunções e para quê elas servem? Como o próprio nome sugere, é
algo que serve para deixar JUNTO,
em CONJUNTO,
para UNIR! Mas vamos ver um pouco mais detalhadamente, tá certo?!
Leia a explicação abaixo:
CONJUNÇÃO
A conjunção é uma classe gramatical de
palavras que serve para juntar, ligar, as palavras dentro de uma frase,
contribuindo para a correta construção de sentido. Além disso, a conjunção
também pode servir para ligar orações. Você sabe o que é oração?
Oração é uma frase, um enunciativo que contem
verbo.
Vejo exemplos de frases com conjunções:
·
João, compre limões e laranjas no
supermercado.
·
Eu queria sair de casa, mas não posso.
·
Você quer suco de maracujá ou de
acerola?
·
Quando tudo isso passar, nós vamos nos
encontrar.
·
Eu gosto de Marcelo, no entanto ele é
muito grosseiro.
·
Vou estudar bastante para aprender esse
conteúdo novo.
Veja agora as
tabelas com algumas conjunções existentes na língua portuguesa:
Agora que você aprendeu sobre Conjunção, vamos às atividades?!
Bora lá! =D
02) Leia as frases abaixo e preencha as lacunas em branco com a
conjunção correta que dê a ideia pedida entre parêntesis ao final de cada
frase. Se necessário, recorra às tabelas acima. Veja o exemplo:
·
Uma lesma pode se esconder por três anos em sua
concha QUANDO quer se proteger do tempo ruim. (tempo) |
b) A
rã-da-floresta pode congelar completamente durante o inverno ____ descongelar
na primavera. (adição)
c) Você
pode até cortar a cabeça de uma barata, _________ ela continuará viva por dias.
(oposição)
d) Ursos
adultos podem correr tão rápidos ____________ os cavalos. (comparação)
e) _______uma
tarântula perder uma perninha, outra nasce no lugar. (condição)
f) Escorpiões
picam quando são pisados ____ tocados de forma acidental. (alternância)
g) As
girafas podem lamber seus próprios ouvidos _______ suas línguas são muito
longas. (explicação)
h) Tamanduás
não têm dentes, ______ suas línguas são extremamente pegajosas ____ podem
crescer até dois metros de comprimento. (oposição/adição)
Comentários
Postar um comentário