LÍNGUA PORTUGUESA- 1ª SEMANA/ Profa. Thaís Saraiva

 

EEF DALVA PONTES DA ROCHA

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Professora: Thaís Saraiva

Objeto do conhecimento: Leitura e Pontuação

Habilidades: (EF15LP01) e EF05LP04)

Semana: 01 (08/02 a 11/02)

Aluno (a):

_____________________________________________________________________


 Caixinha da conversa

Olá querido (a) aluno (a), primeiramente dou a você as boas vindas a mais um ano letivo! Seja muito bem-vindo! Espero que esse ano seja um período de muita aprendizagem e diversão!

Na atividade dessa semana, iremos revisar alguns conteúdos que foram estudados por vocês ano passado: interpretação textual de gêneros que circulam socialmente e pontuação. Vamos lá?



SINAIS DE PONTUAÇÃO

Sinais de pontuação são símbolos gráficos que têm como objetivo colaborar para a coesão e coerência dos textos, estabelecendo um sentido ao que está sendo escrito. Como as frases são ditas de formas diferentes, suas intenções também são diferentes.

Os sinais de pontuação são:

Ponto-final (.)



Colocado ao final da frase, indicando o final dela, é usado em frases afirmativas e negativas.

  • Bruna gosta de comer verduras.
  • Ele não gosta de calor.

 

Ponto de exclamação (!)



É usado para indicar que a frase expressa uma admiração, medo, entre outros sentimentos.

  • Que cachorro bonito!
  • Que susto!

Ponto de interrogação (?)




É indicado para frases que expressam uma pergunta.

  • Qual é o seu nome?
  • Por que você não foi ontem para a escola?

Dois-pontos (:)







Esse sinal pode ser usado em várias situações. Vejamos algumas delas:

  • Pode apresentar uma enumeração, uma lista, por exemplo:

Fui ao mercado e comprei: frutas, verduras, álcool e carne.

  • Pode apresentar a fala de uma personagem, por exemplo:

Luiza perguntou: — Onde está meu caderno de desenho?

Vírgula (,)





É utilizada para separação de elementos dentro de uma mesma frase.

  • Para o início das aulas, vou precisar de cadernos, lápis, borracha e agenda.
  • No recreio, Carlos brincou de peteca.

Reticências (…)






São utilizadas para indicar que um pensamento foi interrompido ou deixar o sentido em aberto.

Tudo indica que sim. Basta você buscar [...]

Travessão ()





É utilizado antes da fala de uma personagem, demonstrando assim que é um diálogo entre os personagens. Vejamos o diálogo a seguir:

 Helena, você está vendo aquela estrela?

‒ Qual, titia?

 Aquela que está bem próxima da Lua, brilhando intensamente.

 Nossa, acabei de ver. É linda!

 

ATIVIDADES

01) Escreva o sinal de pontuação adequado para cada significado abaixo

   ) Indica uma pergunta.

   ) Indica um espanto, uma surpresa.

   ) Indica uma pausa ou separação de elementos.

(    ) Indica as falas em um texto.

   ) Indica final de uma frase afirmativa.

   ) Indica final de uma frase negativa.

02) Coloque o sinal de pontuação (? ! .) ao fim de cada frase. Leia a frase com atenção para pode identificar corretamente os sinais.

 

a) Qual é o seu nome ___

b) Que delícia ____

c) Gosto de brincar de boneca ____

d) João ___ o almoço está pronto ____

e) Então Maria falou: __ Estou com frio!

f) Eu gostaria de ir com você, mas não sei _____

g) Luana e Marcos adoram estudar português ___ matemática ___ ciências ___ inglês e geografia.

h) Como estou feliz em te ver de novo ____

 

03) Leia o anúncio publicitário e abaixo e responda o que se pede:




a) Qual é o objetivo do anúncio acima?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Há, no anúncio, um enunciado que é escrito de duas formas diferentes. Relacionando a forma desses enunciados ao conteúdo, interprete: o que sugere o ponto após cada uma das palavras, no 1º enunciado?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) O que sugere o uso de um único ponto no 2º enunciado?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Em que locais de circulação nós podemos encontrar anúncios publicitários?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) Para que servem os anúncios publicitários? Em que situação você criaria um?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04) Pesquise na internet, em livros, em revistas e/ou em supermercados dois exemplos de anúncios publicitários e copie-os ou cole-os no espaço abaixo.

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MATEMÁTICA - PROF: SAMUEL VIEIRA - TURMAS: A / B

Atividade 6 D/E de ingles professor: Givanildo