LÍNGUA PORTUGUESA- 1ª SEMANA/ Profa. Thaís Saraiva
EEF DALVA PONTES DA ROCHA
Componente Curricular: Língua
Portuguesa
Professora: Thaís Saraiva
Objeto do conhecimento: Leitura
e Pontuação
Habilidades: (EF15LP01) e EF05LP04)
Semana: 01 (08/02 a
11/02)
Aluno (a):
_____________________________________________________________________
Olá querido (a) aluno (a),
primeiramente dou a você as boas vindas a mais um ano letivo! Seja muito
bem-vindo! Espero que esse ano seja um período de muita aprendizagem e
diversão!
Na atividade dessa semana, iremos revisar alguns conteúdos que foram estudados por vocês ano passado: interpretação textual de gêneros que circulam socialmente e pontuação. Vamos lá?
SINAIS
DE PONTUAÇÃO
Sinais de pontuação são símbolos gráficos
que têm como objetivo colaborar para a coesão e coerência dos
textos, estabelecendo um sentido ao que está sendo escrito. Como as frases são
ditas de formas diferentes, suas intenções também são diferentes.
Os sinais de pontuação são:
Ponto-final (.)
Colocado ao final da frase, indicando o final dela, é usado em frases afirmativas e negativas.
- Bruna gosta de comer verduras.
- Ele não gosta de calor.
Ponto de exclamação (!)
É usado para indicar que a frase expressa uma admiração, medo, entre outros sentimentos.
- Que cachorro bonito!
- Que susto!
Ponto de interrogação (?)
É indicado para
frases que expressam uma pergunta.
- Qual é o seu nome?
- Por que você não foi ontem para a
escola?
Dois-pontos (:)
Esse sinal pode ser usado em várias situações.
Vejamos algumas delas:
- Pode apresentar uma enumeração, uma
lista, por exemplo:
Fui ao mercado e comprei: frutas, verduras, álcool e carne.
- Pode apresentar a fala de uma
personagem, por exemplo:
Luiza perguntou: — Onde está meu caderno de desenho?
Vírgula (,)
É utilizada para separação de elementos dentro de uma mesma
frase.
- Para o início das aulas, vou
precisar de cadernos, lápis, borracha e agenda.
- No recreio, Carlos brincou de peteca.
Reticências (…)
São utilizadas para indicar que um pensamento foi interrompido ou deixar o sentido em aberto.
Tudo indica que sim. Basta você
buscar [...]
Travessão (‒)
É utilizado antes da fala de uma personagem,
demonstrando assim que é um diálogo entre
os personagens. Vejamos o diálogo a seguir:
‒ Helena, você está vendo
aquela estrela?
‒ Qual, titia?
‒ Aquela que está bem
próxima da Lua, brilhando intensamente.
‒ Nossa, acabei de ver. É
linda!
ATIVIDADES
01) Escreva o sinal de
pontuação adequado para cada significado abaixo
( ) Indica uma pergunta.
( ) Indica um espanto, uma surpresa.
( ) Indica uma pausa ou separação de
elementos.
(
) Indica as falas em um texto.
( ) Indica final de uma frase afirmativa.
( ) Indica final de uma frase negativa.
02) Coloque o sinal de
pontuação (? ! .) ao fim de cada frase. Leia a frase com atenção para
pode identificar corretamente os sinais.
a) Qual é o seu nome ___
b) Que delícia ____
c) Gosto de brincar de boneca
____
d) João ___ o almoço está pronto ____
e) Então Maria falou: __ Estou com
frio!
f) Eu gostaria de ir com você, mas
não sei _____
g) Luana e Marcos adoram estudar
português ___ matemática ___ ciências ___ inglês e geografia.
h) Como estou feliz em te ver de novo
____
03) Leia o anúncio publicitário
e abaixo e responda o que se pede:
a) Qual é o objetivo do
anúncio acima?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Há, no anúncio, um
enunciado que é escrito de duas formas diferentes. Relacionando a forma desses
enunciados ao conteúdo, interprete: o que sugere o ponto após cada uma das
palavras, no 1º enunciado?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) O que sugere o uso de um
único ponto no 2º enunciado?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Em que locais de circulação
nós podemos encontrar anúncios publicitários?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Para que servem os anúncios
publicitários? Em que situação você criaria um?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04) Pesquise na internet, em
livros, em revistas e/ou em supermercados dois exemplos de anúncios
publicitários e copie-os ou cole-os no espaço abaixo.
Terminei de corpia
ResponderExcluirPor favor, enviar no privado da professora Thaís.
Excluir